KLEON

6 Passos para prestar um bom atendimento

 

 

 

 

O bom atendimento é primordial para o sucesso de uma empresa pois é o principal meio de comunicação entre vendedor e cliente, sendo um dos principais geradores de lucro. Mesmo assim é comum ouvirmos reclamações diariamente sobre algumas companhias e por isso, trouxemos algumas dicas.

1- Cuide da aparência.

É importante realizar uma abordagem clara e objetiva, o cliente em potencial precisa se sentir acolhido e por isso, é importante fazer uma apresentação. Fale seu nome, sua função, pergunte o nome do cliente e sempre se coloque à disposição para sanar qualquer dúvida e prestar qualquer serviço que for necessário.

Além da apresentação formal, é fundamental não se esquecer da aparência. Usar roupas adequadas, a barba bem feita, uma maquiagem leve, não usar um perfume muito forte, entre outros pontos são detalhes que fazem a diferença visto que muitas pessoas ainda se prendem a essas questões. 

2- Pratique a empatia. 

Se colocar no lugar do seu cliente é uma das melhores formas de entender como tratá-lo. Imagine como gostaria de ser atendido, o que espera de uma empresa quando procura informações sobre seus produtos, relembre as vezes em que entrou em uma determinada loja e foi abordado com educação, respeito e interesse em solucionar o seu problema. Tenho certeza que ao passar por boas experiências com o atendimento ao cliente você voltou ao local ou ao menos indicou ele para um amigo certo?

3- Ouça.  

Demonstre interesse em entender o que o seu cliente precisa, faça as perguntas certas para que você entenda quais as necessidades reais do consumidor antes de oferecer algum produto ou serviço. Isso irá facilitar o seu relacionamento com o cliente e fará com que ele se sinta mais próximo.

4- Cuidado com o vocabulário.

Alguns estabelecimentos permitem o uso de vocabulários informais mas, isso não significa que não deve se tomar cuidado com o que for dito. O erro gramatical e palavras de baixo calão podem desmoralizar totalmente, não só o atendente,mas também a marca que estiver sendo apresentada. Em casos de situações mais formais é necessário ter ainda um cuidado maior com a forma em que nos direcionamos aos clientes.

5- Não dê espaço para a arrogância

Em algumas situações o cliente irá procurar o estabelecimento para sanar dúvidas de coisas que são simples de serem resolvidas e acabam sendo tratados com ignorancia por se tratar de algo considerado fútil. É importante lembrar que o seu cliente não é um especialista no assunto e que sempre devemos abordá-los da melhor forma possível, demonstrando interesse em ajudar. 

6- Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação ajudam a revelar a opinião de quem possui contato com a sua marca e vão ajudar a entender o que leva as pessoas a procurarem sua empresa e também os pontos em que será necessário aperfeiçoar. 


O que achou das dicas? Não se esqueça de compartilhar o conteúdo para seus amigos.

Voltar